terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Negócio do Design - Capa

OBJETO BRASIL E IMPRENSA OFICIAL LANÇAM “O NEGÓCIO DO DESIGN”

Primeiro número da série “Registro do Design” apresentará histórias de sucesso da Apple, Boeing e microempresas

A Associação Objeto Brasil, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) para a promoção do design brasileiro, e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo lançarão no próximo dia 13.12 o livro “O Negócio do Design”, uma coletânea de histórias de sucesso do design mundial, que trará desde os aviões Boeing e o IPhone, o smartphone da Apple, até microempresas que se utilizaram do design como diferencial competitivo. O lançamento é apoiado pelo Sebrae.

Em paralelo, o livro também aborda a trajetória de profissionais importantes para a história do design mundial, como Tucker Viemeister, do Studio RED, John Barrat, presidente da Teague, e Gianfranco Zaccai, da Design Continuum. Estes nomes estão intimamente ligados à trajetória de grandes corporações como Coca-Cola, a própria Boeing, Microsoft e Hewlett-Packard. O objetivo da obra é mostrar que o design é um elemento estratégico para o planejamento, a execução e o êxito dos negócios, em 96 páginas. O livro tem tiragem inicial de 2 mil exemplares.

Este é o primeiro título da coleção “Registro do Design”, uma parceira entra a Associação Objeto Brasil e a Imprensa Oficial. Os lançamentos tratarão de temas como negócios e inovação, pioneiros do design, design gráfico, comunicação visual e branding.

A proposta da coleção é difundir conhecimentos, resgatar preciosidades históricas e ampliar o repertório sobre o tema. “A marca Brasil é hoje reconhecida em todo o mundo como sinônimo de criatividade e bom gosto. Neste pódio, o design ocupa lugar de destaque também pela inovação. Ao publicar este livro em parceria com a Objeto Brasil nosso objetivo é disseminar o conhecimento sobre esse importante produto brasileiro e apresentar o trabalho de profissionais e empresas que fazem a qualidade da marca Brasil”, diz Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial.

Para a diretora executiva da Associação Objeto Brasil, Joice Joppert Leal, o projeto representa a realização de um sonho antigo. “Essa parceria com a Imprensa Oficial, reconhecida por sucessos editoriais como a Coleção Aplauso, permitirá o lançamento de publicações com altíssima qualidade editorial. Após muitos anos de militância na área do design, percebemos com satisfação que o design começa a ser incorporado pelas empresas e pelo público em geral”, afirma.

Sobre a Objeto Brasil

A Associação Objeto Brasil é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) direcionada para a promoção do design brasileiro no Brasil e no exterior. Fundada em 1996, tem sede em São Paulo e abrangência nacional. A entidade teve como presidente de honra o empresário José Mindlin, morto em fevereiro deste ano, e sua diretora executiva é Joice Joppert Leal.

A entidade tem por missão estimular uma mobilização em prol do desenvolvimento do design brasileiro, promover o seu aperfeiçoamento técnico, estético e tecnológico de forma a agregar valor ao nosso produto, contribuindo para aumentar a competitividade e a sustentabilidade da nossa indústria no mercado globalizado. Para a Objeto Brasil, o design é parte atuante na sustentabilidade econômica, social e ambiental do país, valorizando produtos e serviços de forma tangível e intangível. Dissemina conceitos de cidadania e promove o desenvolvimento através da geração de renda, trabalho e qualidade de vida.

A Objeto Brasil foi fundada tendo como primeiro grande desafio realizar ações voltadas para a comemoração dos 500 anos do Brasil, com o objetivo de resgatar e valorizar as tradições de nossa cultura material. Com essa visão organizou a exposição Brasil, 500 Anos de Design, instalada na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Parque da Luz, ambos na capital paulista – um vasto panorama de nosso artesanato, das artes e ofícios e das influências que vieram a dar origem ao design brasileiro contemporâneo.

Desde então, a entidade promoveu exposições e participou de curadorias; articulou convênios com organizações públicas e privadas nacionais e internacionais; organizou cursos, seminários e oficinas, bem como ações de treinamentos e capacitação para profissionais de design e estudantes da área; elaborou publicações sobre o design brasileiro, entre outras ações. Empenhada na tarefa de abrir espaço para nosso design no exterior, promoveu exposições e seminários sobre o design brasileiro na Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Portugal e países escandinavos.

Atualmente, a Associação Objeto Brasil, juntamente com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimento (Apex-Brasil), organiza o Prêmio IDEA/Brasil. Essa premiação está integrada ao International Design Excellence Award (IDEA), o maior prêmio de design dos Estados Unidos e um dos maiores e mais prestigiados do mundo, realizado com a chancela da Industrial Design Society of America (IDSA).

www.objetobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário