quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PEDRO PETRY: DESIGNER DE PEÇAS MOBILIÁRIAS FEITAS A PARTIR DE RESÍDUOS FLORESTAIS



Quem gosta de móveis naturais e sustentáveis não pode deixar de conferir o trabalho do eco designer, Pedro Petry. Aliando qualidade e bom gosto, ele atua há 25 anos como designer de mobiliários e objetos tendo como matéria prima principal a madeira. É um conhecedor e já desenvolveu peças com mais de 240 espécies. De vários lugares, até de fora do Brasil. Conhece as formas, cipós, rachaduras e outras aparentes imperfeições que enriquecem suas criações.



Detalhes, geralmente não valorizados, fazem parte da transformação da madeira em peças de design únicas. Por esse motivo, seu trabalho ficou conhecido por um longo período como “manejo urbano”, fruto de seu olhar direcionado para os resíduos, como troncos de árvores, galhos e até mesmo a raiz, descartados por outros mercados. Como designer e mais ainda pela natureza da matéria prima utilizada em suas criações seu trabalho se guia pelos princípios da sustentabilidade. É um dos precursores na pesquisa e utilização da madeira no design. Ainda quando o conceito de sustentabilidade não era amplamente discutido, Petry, até intuitivamente já o aplicava em seu trabalho. Primeiro com madeira residual e agora também com madeira certificada.



O ano de 2009 marcou sua parceria com a Orsa Florestal – empresa produtora de madeira tropical certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council) a partir do manejo sustentável de florestas nativas na Amazônia –, conciliando o design sustentável e a madeira com garantia de origem.



Atualmente, de seu ateliê em Itú saem peças para as principais lojas do país como DPot, Clami Design, Novo Ambiente, entre outras.