terça-feira, 29 de setembro de 2009

Projeto CASA NOVA

A dois meses me mudei para um charmoso apartamento na Santa Cecília, em São Paulo e depois de muitas reformas ele, enfim ficou pronto.
Pronto, pronto não está, pois muita coisa ainda tem que ser feita para ele ficar com a minha cara, ou seja, ainda tem muito trabalho pela frente.
Desde o final do ano passado, venho idealizando a coluna Novos Usos da revista Vida Simples e comecei a incorporar, definitivamente esse estilo sustentável de ser. Já tinha alguns conceitos embutidos na minha personalidade, mesmo antes de toda essa onda se tornar tendência, mas com a revista dei um gás nessa nova proposta de life style.
A idéia de sustentabilidade pra mim é simples, basta diminuir o consumo de produtos agressivos ao meio ambiente, ou no seu processo fabril ou na sua distribuição e comercialização, e a diminuição da produção de lixo, pois muitos dos processos fabris ainda são extremamente agressivos e geradores de muitos resíduos.
Parece dúbio eu falar de consumo, já que eu sou sócio de uma loja, a Casa de Quem! e vivo da venda de produtos. Por essa mesma razão, não só apoio iniciativas sustentáveis de produção, como também pesquiso muito novas marcas e produtos que, de alguma maneira, também façam a sua parte.
Ao longo desse tempo pesquisei incansávelmente referências para a coluna da revista e muitas coisas bacanas eu encontrei, mas sempre sentia falta de alguma coisa. Com o tempo percebi que o que faltava era exatamente um lugar onde pudesse encontrar, não só idéias, mas também como executá-las, de maneira que pudessem ser úteis no nosso dia a dia.
Belas fotos podem ser montadas e por isso resolvi começar a testar todas essas idéias e executá-las sempre buscanto as novidades, sem deixar de lado o fator estético, pois sempre quando falamos em reciclagem nos vem a cabeça um trabalho árduo e um acabamento nem tanto satisfatório.
Além disso a arte de reciclar, pra mim é uma arte, pois transformar lixo em algo belo não é pra qualquer um, tem me dado muito prazer e me feito repensar a respeito de valores que antes podiam ficar meio esquecidos. Me fez rever inclusive as minhas relações com o meio que me cerca, incluo nesse meio as pessoas que estão próximas.
Enfim a idéia de sustentabilidade nada mais é do que manter a boa educação que nos foi dada quando criançar, como não jogar lixo em qualquer lugar, respeitar o próximo, seja ele indivíduo, animal e o meio ambiente em si.
O projeto CASA NOVA, tem data para começar e terminar. Ele terá a duração de dois meses, começando no dia primeiro de Outubro e terminando em primeiro de Dezembro.
O orçamento é apertado, justamente para que o consumo de materiais fique restrito ao básico e todos os produtos comprados deverão ser de empresas responsáveis, as quais darei todo o crédito.
Além disso vou apresentar todos os fornecedores pesquisados, sempre apresentando opções de compra dos materiais.
E para manter o equilíbrio entre o que produzimos, com o nosso próprio bem estar, também quero imbutir conceitos básicos de feng shui, cromoterapia e tudo mais que puder encontrar para hormonizar um ambiente não só no aspecto visual, como também energético, fazendo da minha casa uma extensão da minha vida.

Mario Mantovanni