terça-feira, 29 de março de 2011

Decoração - Cortinas

DECORAÇÃO - DICAS PARA ESCOLHER A CORTINA

  
Cortina Spaghetti, sucesso na Europa, começa a ganhar espaço no Brasil
A decoração de hoje está muito mais livre e dinâmica, onde se permite o uso de elementos diversos e complexos em distintos pontos da decoração de uma casa, e a cortina é uma peça chave para transformar qualquer ambiente, que ganha um toque sutil de charme e elegância com a instalação dessa peça.
"Mas antes de pensar no quesito decoração e escolher a cortina é preciso verificar qual a sua real necessidade: se quer luminosidade ou não, se o ambiente é quente, se a janela está próxima de muita poluição e fumaça, entre outras questões, para não errar na hora da compra, pois existe um tecido ideal para suprir cada uma dessas necessidades", explica Ramiro Sanchez Palma, Coordenador do Comitê TexBrasil Decor de Tecidos para Decoração da ABIT. 
Dependendo do tamanho da janela ou parede em que a cortina for instalada ela deverá ser feita em modelos diferentes. As cortinas franzidas podem ser fabricadas com tecidos leves, porém para que tenham bom caimento devem ter a altura completa da parede, para que não fiquem armadas.  As cortinas de prega macho podem ser utilizadas com tecido sobreposto em composê. Já as cortinas de ilhós, podem ser feitas com qualquer tipo de tecido, pois o que vai proporcionar o caimento será a distância entre um ilhós e outro, e também podem ser utilizadas sobrepostas com tecidos fluidos e transparentes. "Para diminuir a luminosidade do ambiente o mais indicado é uma cortina sobreposta, pois pode ser trabalhada em composê de tecidos lisos e listrados, mas se o objetivo é eliminar a luminosidade, deve ser utilizado um blackout. As cortinas mais fluidas e de tons claros e neutros resultam  num ambiente mais aconchegante", ressalta Juliani Ricci, Coordenadora Comercial da Tecelagem Panamericana.
O mercado atualmente oferece muitas opções de tecidos, que vão desde os naturais, basicamente o linho, até os sintéticos. A cartela de novidades está bem variada, e além dos tecidos lisos, o consumidor tem infinitas opções como os listrados, xadrezes, estampados, bordados, devore, jacquard e organzas. "Na hora de escolher a cor do tecido a recomendação principal é quanto ao contexto do ambiente onde será instalada a cortina, se os outros elementos que o compõem forem marcantes, com muitas cores e desenhos, tira-se da cortina, escolhendo cores mais neutras. Nos casos em que o restante da decoração for muito 'calma', pode-se colocar tecidos com mais informações, tudo depende de quem vai usufruir. A beleza está na combinação destes elementos harmonicamente, e as variantes são imensas, pois os tons podem ir do natural ou branco, até violetas, chocolate, bronze, cítricos, e verdes", destaca Ramiro.
Juliani ressalta ainda que "se o ambiente for espaçoso a cortina poderá ter uma tonalidade mais forte como café, preto ou prata, e nos móveis deverão prevalecer os tons neutros, com detalhes como uma almofada ou um tapete num tom mais escuro. Se o ambiente for pequeno, a cortina deverá ter um tom mais claro e tecido mais fluido, pois causa a impressão de uma dimensão maior do ambiente, pela clareza e leveza da cortina. Os móveis não podem ser escuros, mas podem ter objetos em cores ousadas para dar alegria ao ambiente".
Segundo Ramiro as cortinas sintéticas são mais duradouras por isso mais recomendadas para locais de rotina diária, além disso, sua conservação é mais simples. Os tecidos produzidos em fibras naturais, como o algodão, a seda e o linho proporcionam ao ambiente mais delicadeza e beleza as cortinas. "O linho, em especial tem uma alta resistência, porém este tecido requer um cuidado maior quanto ao comprimento da cortina, já que na hora da lavagem pode encolher, então é importante ter uma margem de segurança na barra", sugere.
Para casas e apartamentos onde há muita incidência de sol nas janelas o ideal é usar uma cortina com tecido de poliéster. "As fibras naturais após um período de exposição diária ao sol tendem a ter uma alteração na cor", explica Alexandre Galvão, Gerente Comercial da Lalitex.
Entre os diversos itens comercializados pela Lalitex, tem uma cortina bastante diferenciada e versátil que já é sucesso na Europa, a Spaghetti. Fabricada com fibra sintética em módulos de 1,5 de largura e alturas de 2,60m, 2,10m, 1,80m, recebe um acabamento especial, que dificulta o acúmulo de poeira e facilita o processo de lavagem. "É uma cortina feita de fios, pendurados lado a lado, bastante utilizada para separar ambientes, pois dá fácil passagem. Quando usada na janela ela tem a vantagem de não impedir a entrada da claridade, e dificultar a visão de fora para dentro".
Para escolher o modelo apropriado para instalação da cortina, entre trilho ou varão, é necessário analisar o projeto que será implementado no ambiente para uma melhor ordenação dos elementos, mas para acertar no tamanho da cortina a conta mais correta é usar para cada 1 metro de varão 3 metros de tecido, para que a cortina tenha caimento e leveza. "Existem também as cortinas romanas, rolôs, românticas e outros estilos à disposição, para agradar a todos os gostos, na dúvida é recomendado o acompanhamento direto de um profissional, decorador ou arquiteto, para realização do projeto", finaliza Ramiro.
Sobre o Comitê de Decoração da ABIT
O Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT é composto por 22 empresas, e trabalha com o objetivo de proporcionar maior visibilidade aos tecidos de decoração de empresas brasileiras, demonstrando o quanto é indiscutível a qualidade dos tecidos, desenvolvidos com criatividade e tecnologia de ponta.
O Comitê da ABIT tem uma produção estimada em 4,5 milhões de metros/mês de tecidos, em jacquards, chenille, maquinetados, rústicos, rendas, voil, organzas, matelassê, estampados e black-out. Seus produtos são utilizados na confecção de cortinas, estofados, revestimentos, tapeçaria, persianas e artigos de cama e mesa, entre outros, no Brasil e exterior. São produzidos a partir de matérias-primas naturais como: seda, linho, rami e algodão; artificiais: raiom, viscose e acetato; sintéticas: poliéster, acrílico, polipropileno e pele sintética, entre outras fibras mistas.
O Comitê da ABIT trabalha de modo a aproximar fabricantes e mercado da indústria moveleira, criando oportunidades para que pequenos e médios empresários de cada região tenham acesso às informações sobre os principais lançamentos e tendências. Também organiza feiras e encontros de negócios que proporcionam maior visibilidade aos produtos brasileiros.
Empresas integrantes do Comitê TexBrasil Decor: Abduche, Anfra, Bereta Rossi,  Bruno Nicoletti, Dini Têxtil, Estrela Tecidos, Fiama,  Hudtelfa, Imetextil, Lady, Lalitex, Lartex, Leslie, Panamericana, Paranatex, Pelican Têxtil, Supertec, Tapecol, Temar, Texion, Texpoint e Tramare. Para fazer parte deste grupo basta preencher os requisitos constantes no regulamento. Mais informações através do site: www.texbrasildecor.com.br