terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Lanche da tarde... Ainda não sei se vou jantar



Mario Mantovanni
Produtor Fotográfico
11 82619085
@mariomantovanni
www.flickr.com/photos/portfoliomariomantovanni
armariodomarioo.blogspot.com

Eu quero agora....

Descrição: Descrição: WhirlpoolLatinAmerica_2C_B_NOVO




Brastemp traz inovações do século 21 com charme dos anos 50

Refrigeradores e fogões Retrô são o primeiro lançamento da marca em 2011

Agora, o consumidor Brastemp, que está cada vez mais interessado em imprimir sua personalidade em produtos que ofereçam inovação e estilo, encontra mais uma opção para deixar a casa com a sua personalidade: a família Brastemp Retrô, que até então possuía o Frigobar, conta agora com Refrigerador e Fogão.

Descrição: Descrição: Descrição: BrastempRetro_Yellow_3Quartos“Quem move a criação destes produtos e os faz de fato são os próprios consumidores”, declara o gerente geral de Design e Inovação da Whirlpool Latin America, Mário Fioretti. Segundo ele, as pessoas que compram Brastemp têm uma mente aberta e curiosa, e estão em busca não só de produtos, mas de novas experiências. “Elas investem em um eletrodoméstico diferente e a família Retrô, sem dúvida, será um ponto de exclamação em suas cozinhas”, completa.

Para a criação, houve o envolvimento de diversas equipes, passando pelas áreas de design, tecnologia e marketing, que convergiram para o desejo do consumidor, manifestado com grande aceitação desde o lançamento do Frigobar Retrô, em 2007. O sucesso do produto instigou a equipe a levar a tendência vintage para outros eletrodomésticos, que estivessem mais presentes no cotidiano do consumidor – como um refrigerador e um fogão.

Foram muitas pesquisas e imersões no passado, mas também com os olhares no futuro, para que fossem atendidos todos os aspectos do projeto. Desde a observação de produtos que traduziam a marca há dezenas de anos, até o estudo da moda vintage; tudo o que traz a dualidade passado e futuro foi instrumento de inspiração.

O primeiro olhar do consumidor sobre o produto pôde ser notado em um evento da marca em 2009. Na época um “projeto-conceito”, o produto esteve exposto em uma das edições do BGourmet – evento no qual a Brastemp mostra as novidades do mundo da arquitetura e da gastronomia, convidando os principais nomes dessas áreas para decorar ambientes e oferecer aulas de gastronomia. Lá, o público conheceu o primeiro refrigerador Retrô e aceitação foi imediata. “Os resultados foram mensagens, e-mails e sugestões daqueles consumidores para que o conceito se tornasse uma realidade para compra”, revela a diretora de marketing, Claudia Sender.

Após isso, foi necessário cerca de um ano e meio de trabalho, para que todos os elementos conversassem e trouxessem um equilíbrio entre o novo e o antigo. Foram incluídos detalhes que ativassem nossa memória, mas com toda a tecnologia que precisamos para as tarefas diárias e o conforto do consumidor. Cantos arredondados, puxadores externos salientes e o logo do esquimó, ao lado da melhor economia de consumo de energia do mercado nessa categoria, controles eletrônicos e a qualidade de um refrigerador e fogão modernos formam um conjunto que se destaca em qualquer ambiente. A cara da Brastemp.

Tendência Retrô – O contemporâneo com cara de passado

Uma inspiração muda tudo. Hoje, cores, letras, formas e música são transformadas por uma inspiração que vem lá de trás – uma mescla do que temos de melhor atualmente, com as expectativas do futuro e um insight de boas lembranças do passado. Sem aquele cheiro de naftalina ou nostalgia, mas a mistura do que somos hoje, com as boas lembranças do passado e as descobertas que o futuro tende a trazer.

As características dessa tendência de mescla de passado e futuro no presente estão detectadas em pesquisas realizadas pela Whirlpool Latin America – principalmente focadas no comportamento e nos desejos dos consumidores – que inspiraram o desenvolvimento da nova  família de produtos Retrô pela marca Brastemp.

“O consumidor Brastemp busca sempre imprimir sua personalidade em casa, com produtos, que, como ele, são irreverentes, inovadores e diferentes. Queríamos achar uma novidade que trouxesse essa atitude aliada à tendência vintage que encontramos em nossas pesquisas”, explica a diretora de marketing da Whirlpool Latin America, Claudia Sender.

A influência do “antigamente”, mas sem cara de  antigo (vintage), é observada claramente no campo da moda, por exemplo, com vestígios de elegância, glamour, feminilidade, cores e cortes dos anos 40 e 50. É interessante observar a releitura de toda a escala cromática utilizada na época: o que acontece não é uma replicação exata, mas uma reinterpretação de cores com uma pitada contemporânea, como é o caso das próprias cores da dos novos produtos Retrô da Brastemp.

Além disso, músicos se influenciam e colocam cada vez mais elementos do jazz, classic rock e folk em canções que emplacam nas rádios, ou melhor, nos atuais IPods. Vozes poderosas e acordes trabalhados nas partituras das décadas douradas povoam as atuais bandas e cantores. Uma releitura do passado com ar de novo.

Outro campo de clara aparição deste “antigo remodelado” são os produtos, que vão desde automóveis até objetos de decoração – como os refrigeradores e fogões Retrô da Brastemp, que na visão do gerente geral de Design e Inovação da Whirlpool Latin America, Mário Fioretti, “é um objeto de decoração também funcional, e não o contrário”.

Utilizar o bom do antigamente, com o que há de melhor de hoje para fazer o produto de amanhã. Esta foi a tendência observada no cotidiano e, principalmente, nas pessoas para a criação dos novos produtos Retrô que são assiiim... uma Brastemp.

As principais características dos modernos Retrô que são assiiim... uma Brastemp

Refrigerador
Numa mistura de traços clássicos e modernos, o novo refrigerador Brastemp Retrô resgata verdadeiros ícones da história da marca: o simpático esquimó da Brastemp no grafismo do painel; o alinhamento vintage, tanto interno quanto externo com linhas mais curvas; os puxadores em liga de alumínio cromado; e o logo utilizado pela Brastemp nos anos 50.

Descrição: Descrição: Descrição: BrastempRetro_Yellow_PainelDescrição: cid:image012.jpg@01CBB19D.40EAC2A0                      Descrição: cid:image014.jpg@01CBB19D.40EAC2A0

Além do design inspirador, o produto oferece a comodidade e a tecnologia do século 21. Os exclusivos porta-latas e cestinha de frutas são removíveis, garantindo facilidade para levar os itens à mesa. A cestinha ainda possui um fundo vazado que evita o contato da fruta com o fundo do pote.

Descrição: cid:image016.jpg@01CBB19D.40EAC2A0      Descrição: cid:image018.jpg@01CBB19D.40EAC2A0       Descrição: cid:image020.jpg@01CBB19D.40EAC2A0

Uma solução prática e sustentável, o controle eletrônico externo facilita a escolha da temperatura e evita a abertura da porta para fazer os ajustes, economizando energia elétrica. Porque não basta atender às necessidades do consumidor – é preciso enxergar também a demanda do meio ambiente.

Dentro de seus 352L de capacidade,  o compartimento ‘extra-frio’ guarda espaço específico para um resfriamento mais rápido e o de ‘congelados especiais’ reserva um lugar para os produtos que precisam de um armazenamento específico.

E lógico que a tecnologia Frost Free, introduzida no mercado brasileiro pela Brastemp, tem que estar presente na lista de inovações do Retrô. Com o frost free é desnecessário fazer o degelo, pois o sistema já evita automaticamente a formação de gelo nas paredes do freezer.

O freezer conta com a função ‘congelamento rápido’, uma maneira eficaz de conservar as características naturais dos alimentos. Por meio do congelamento rápido, a fase de cristalização do gelo, que ocorre entre as temperaturas de 0ºC a - 5ºC, é ultrapassada mais rapidamente, minimizando a perda de água dos alimentos e, portanto, mantendo a sua constituição natural. Preço sugerido: R$ 7.999.
  
Fogão
Descrição: Descrição: Descrição: BrastempRetro_Red_FogaoFrenteA família Retrô Brastemp também ganha outro membro: o Fogão Brastemp Retrô. O design traz a cara do passado com a modernidade do presente com elementos como o backsplash (complemento decorativo do fogão), grafismos e abas laterais, que remetem à década de 50.

O alinhamento do fogão 4 bocas segue o mesmo estilo vintage do refrigerador, inclusive com os detalhes cromados e a figura do tradicional esquimó.
Entre as facilidades estão a mega-chama (potência de 3,4 kw) e a função grill (potência 1.600w), que auxiliam na preparação de pratos. Já o timer digital avisa quando o tempo de preparo chegou ao fim e as trempes de ferro fundido esmaltadas e individuais facilitam a limpeza do aparelho. Além disso, o fogão também é classe A quando o assunto é consumo de energia.

Assim, juntando inovação, funcionalidades modernas e design com a tendência Retrô, o fogão traz toda a qualidade e robustez de um moderno eletrodoméstico Brastemp, com o charme e a elegância de outrora. Preço sugerido: R$ 3.999.





Risoto integral de abobrinha




Receita


Ingredientes:
Meio copo (americano) de arroz integral
1 abrobrinha pequena
sal e pimenta a gosto
1 colher de mantega
1 colher de azeite
2 colheres de queijo parmesão ralado
2,5 copos de água
4 colheres de sopa de creme de soja (pode ser creme de leite)





Preparo:

Cozinhe o arroz integral com água apenas e uma pitada de sal, até a água secar, quase completamente.
Enquanto o arroz cozinha, lave a abobrinha e pique em cubinhos (aproximadamente 1 cm) e deixe descansar um pouco em água com sal.
Quando o arroz estiver quase seco acrescente a mantega a abobrinha e cozinhe por aproximadamente 5 minutos, mexendo sem parar.
Acrescente o creme de soja e o queijo ralado. Misture  e está pronto para servir.
Prove para corrigir o sal.
Antes de servir coloque no prato o azeite e depois o risoto.
Decore com uma tira de pimenta dedo de moça ou algumas folhinhas de salsinha.


Tempo de preparo: 40 minutos 


Mario Mantovanni
Produtor Fotográfico
11 82619085
@mariomantovanni
www.flickr.com/photos/portfoliomariomantovanni
armariodomarioo.blogspot.com

Salada de pepino com shoyu


Fica a Dica - para tirar um pouco o gosto forte do pepino eu deixo ele descansar, depois de cortado com sal. Após 5 minutos, lavo de novo para retirar o sal e tempero normalmente.
Mario Mantovanni
Produtor Fotográfico
11 82619085
@mariomantovanni
www.flickr.com/photos/portfoliomariomantovanni
armariodomarioo.blogspot.com

Screen shot 2010-11-26 at 12.48.54 PM.png

EYE4DESIGN: OLHOS PARA O DESIGN, ARQUITETURA, ARTE E LIFESTYLE 

Olhos para o design e para o que há de melhor nesse universo. É o que promete ser a mais nova plataforma de informação e relacionamento para as áreas de design, arquitetura, arte e lifestyle, o EYE4DESIGN, que será lançado no dia 09/02 em São Paulo. EYE4PROJECTS, EYE4INSIGHTS, EYE4LIVING, EYE4AGENDA, EYE4VIEW, EYE4TALENT, EYE4PEDIA são os canais que abrigarão um conteúdo com qualidade editorial e curadoria da informação, proliferando tendências e formando opinião.

O EYE4DESIGN é resultado da união de profissionais que, ligados pelo entusiasmo e inspiração, lideram o novo negócio. Idealizado pelos sócios Marie Timoner, Carolina Pascowitch, Filipe Troncon, Maria di Pace, Raul di Pace e Roberta di Pace, o novo site já nasce com o apoio e incentivo do renomado arquiteto Ugo di Pace. O conteúdo será coordenado pelo jornalista cool hunter Ricardo Gaioso, Maria di Pace e Filipe Troncon.

O layout, com navegação horizontal, já mostra um pouco da inovação do site. Entre os canais, o EYE4AGENDA e o EYE4PEDIA também são destaque. No EYE4PEDIA, imagens fruto do trabalho do arquiteto Raul di Pace estarão disponíveis para os leitores num sistema de consulta, que disponibilizará cruzamentos de obras de diferentes arquitetos em todas as épocas e países, constituindo um painel da arquitetura contemporânea – séculos XX e XXI. Já o calendário dos principais cursos, exposições e lançamentos do EYE4AGENDA poderão ser baixados pelos leitores direto para suas agendas, mais uma novidade.

Segundo Filipe, arquiteto e um dos idealizadores, este é um projeto que visa transmitir ao seu público consumidor um maior conhecimento sobre design não de uma maneira acadêmica, mas de forma mais dinâmica, cool e de fácil entendimento também para o público que não é profissional da área, se comunicando assim com todos que apreciam esse universo. Esta lacuna levou a equipe a investir no novo negócio: “Já temos no mercado sites apenas de moda, bastidor social e arquitetura – sendo alguns destes mais com um viés acadêmico do que de mercado. Por isso, com o objetivo de atender 4 campos de interesse (arte, design, arquitetura e lifestyle) criamos o EYE4DESIGN. O potencial é muito grande”, explica Roberta di Pace, responsável pela Gestão de Negócios e Planejamento do EYE4DESIGN.  

Espalhados pelas principais capitais do mundo, como Londres, Paris, Nova York, Berlim, Xangai, entre outras cidades, colaboradores registrarão seus pontos de referência como criativo. Para Marie Timoner, somente com a colaboração de pessoas conhecedoras do assunto é possível promover um site com conteúdo globalizado. Por isso, todos esses colaboradores têm grande expressão nesse projeto e assinarão suas matérias.

Para o lançamento, o EYE4DESIGN promoverá uma festa com quatro anfitriões dos segmentos de arquitetura, design, lifestyle e arte. São eles Ugo di Pace (arquitetura), Waldick Jatobá (design), Ana Maria Carvalho Pinto (lifestyle) e Thiago Rocha Pitta (arte).