quarta-feira, 20 de outubro de 2010

S.C.A. NO MUSEU DO LOUVRE EM PARIS

O designer paulista Kiko Sobrino, conhecedor do aparato tecnológico que compõe o complexo fabril da fabricante de móveis S.C.A., em Bento Gonçalves (RS), optou por utilizar uma tecnologia dominada pela empresa para criar três obras de arte que estarão expostas no Museu do Louve, em Paris.

A tecnologia a laser Grafismi S.C.A. estará no Art Shopping Caroussel du Louvre - Contemporain Art , que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, no endereço de arte mais famoso do mundo. A exposição acontece durante a FIAC, maior feira de arte contemporânea mundial, que promete receber mais de 250 artistas e galerias.

Encantado pelas possibilidades dessa tecnologia, Kiko Sobrino, que foi convidado a estar presente nesta exposição, encontrou no Grafismi S.C.A. uma forma de expressar o seu trabalho que alia design e artes plásticas através das obras Dead Fish, Boca de Lobo e Paisagem Urbana. As criações representam de forma conceitual temas atuais de preocupação com o ecossistema, mostrando a condição mundial da agressão do homem frente ao meio ambiente.

A técnica Grafismi S.C.A. que já foi utilizada pelo mesmo profissional durante a mostra Casa Cor® SP em 2010 é de fato uma técnica a laser que permite gravar imagens, estampas, grafismos, fotos ou desenhos diretamente em painéis com acabamentos em laminado decorativo. A versatilidade oferecida pela técnica possibilita inúmeras composições, de pequenas a grandes proporções no mobiliário da marca.

Em cada uma das três obras criadas, Sobrino utilizou painéis amadeirados e laminados estruturais de alta resistência (TS), fornecidos pela S.C.A.. O profissional também optou por uma técnica de pintura utilizando tinta a óleo. Em seguida passou para a etapa envolvendo a tecnologia dentro do processo Grafismi da S.C.A., quando gravou imagens a laser sobre as obras. Por fim, foram realizados retoques e acabamentos finais para cada peça ganhar moldura.

Kiko Sobrino se inspirou em Andy Warhol, considerado o pai da “Pop Art”, que difundiu o conceito de usar um processo industrial para a criação de obras de arte, quando apostou na serigrafia como processo industrial usado na confecção de roupas. “Na inspiração para o Museu do Louvre propus uma união de ideias, unindo arte e tecnologia para criação de obras de arte. Este é um avanço nas técnicas atualmente utilizadas para a produção de obras de arte a nível mundial”, esclarece o criador.

Mas ainda mais interessante é o apelo que o profissional dá às suas obras. Preocupado com a forma que a humanidade conduz o mundo em que vive, Sobrino trabalhou no sentido de mostrar para a população, para o mundo, através da arte, um planeta cansado. ”Consegui através da minha experiência criativa, me conscientizar a tempo de fazer algo por mim e pelo que acredito ser certo”, comenta ele.

A S.C.A. ofereceu todo o suporte necessário para o profissional quando precisou se estabelecer na sede da empresa para desenvolver suas obras. “Temos orgulho de poder contar com a confiança e o talento de um profissional que possui bagagem cultural, censo estético, e que ainda assim, traz consigo, a consciência de usar sua inteligência e aptidão a favor de uma causa maior, ecológica, a favor do planeta. É fabuloso poder contribuir com essas telas, que evidenciam a arte de forma conceitual e a favor da preservação, criadas por um profissional completo que buscou um produto S.C.A., uma tecnologia nossa, para dar asas a esse trabalho fantástico”, justifica Sérgio Manfroi, sobre o envolvimento da S.C.A. Indústria de Móveis na concepção deste trabalho. E completa, “o mais interessante é que esta tecnologia exclusiva que está em Paris também está à disposição para ser utilizada em qualquer projeto de mobiliário S.C.A."

A exposição Art Caroussel Du Louvre em Paris acontece em dois dias. Neste período serão julgados os melhores trabalhos de arte contemporânea. A exposição é destinada somente a profissionais convidados.