segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CURITIBA RECEBE 2º SEMINÁRIO INTERNACIONAL GRATUITO SOBRE DESIGN

Associação Objeto Brasil leva ao CIETEP no próximo dia 02.12 referências do design como Yvonne Lin e Stefanie Kubanek; entrada é gratuita

Acontece no próximo dia 02.12, quinta-feira, no CIETEP, CIETEP – Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná o “2º Seminário Internacional IDEA/Brasil 2010 - Curitiba”. Com entrada gratuita, o evento reunirá dois dos mais importantes nomes do design internacional, as pesquisadoras Yvonne Lin e Stefanie Kubanek. É o segundo seminário internacional promovido pela Associação Objeto Brasil em 2010, que organizou um seminário nos mesmos moldes na ESPM, em São Paulo. Esta iniciativa foi possível devido a uma parceria entre a Associação Objeto Brasil, a Federação das Industrias do Paraná (FIEP) e o SENAI.

Yvonne Lin é pesquisadora sênior e engenheira de inovação da Smart Design e tem em seu portfólio clientes como a Nike, Johnson & Johnson. Juntamente com outras cinco designers fundou a Femme Den, setor da Smart Design especializado em design voltado para o público feminino. Já Stefanie Kubanek é designer, formada em desenho industrial pela Universidade de Hamburgo e mestre em desenho industrial pelo Royal College of Arts de Londres. Tem uma carreira acadêmica respeitável com passagens pela Universidade de Bolzano (Itália), Parsons School (EUA) e o Pratt Institute (EUA).

A Associação Objeto Brasil é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) direcionada para a promoção do design brasileiro no Brasil e no exterior. Fundada em 1996, tem sede em São Paulo e abrangência nacional, e sua diretora executiva é Joice Joppert Leal.

Yvonne Lin

Yvonne Lin é Pesquisadora Sênior & Engenheira de Inovação na Smart Design e uma dos membros fundadores da Femme Den. A Femme Den é uma equipe de pesquisadores praticantes de design, designers e engenheiros que estão abrindo o caminho para uma compreensão mais profunda em torno do design orientado para o sexo feminino. “Reconhecemos que as mulheres são importantes, respeitar a diferença entre cada gênero é importante, assim como criar e aplicar novos métodos de design. A Femme Den está aqui para salvar as boas mulheres de produtos de baixa qualidade”, ressalta Yvonne.

Yvonne tem projetos orientados nas áreas de esportes, eletrônicos, brinquedos, utensílios domésticos e de saúde. Já trabalhou para clientes como Nike, Johnson & Johnson, Hewlett-Packard, Lego, Pyrex, OXO e Proctor & Gamble. Ganhou vários prêmios de design e é a responsável pela criação de mais de vinte patentes. Suas coisas favoritas são o seu gato, rotas de escaladas adequadas para pessoas baixas e brinquedos artesanais.

Stefanie Kubanek

É uma designer alemã que divide seu tempo entre Nova York e Londres. As suas raízes alemãs e perspectiva cosmopolita são responsáveis pelas maiores influências ao seu trabalho. Ela é mestre em Desenho industrial pelo Royal College of Arts de Londres e em 2010 a Kubanek Design foi fundada para ajudar a desenvolver conexões significativas para clientes que gostariam de aliar business e design.

Antes de fundar a própria empresa ela trabalhou de 2000 a 2010 como Designer Sênior na Pentagram Design. A partir de 2008, quando se tornou uma “associate partner” ela passou a agregar os papéis de designer e gerente se envolvendo em todas as etapas do processo de criação, desde o desenvolvimento conceitual, pesquisa de mercado e desenvolvimento da estratégia de negócios até teste, mockups e produção. Ela trabalhou com clientes do porte da United Airlines, Cargill, Quam and Benneton, ente outros.

Além de uma designer atuante, Stefanie também é uma acadêmica, tendo feito parte do quadro de funcionários de importantes universidades ao redor do mundo, tais quais a Universidade de Bolzano (Itália), a conceituada Parsons School (Nova York) e o Pratt Institute (Nova York). Ela também já desenvolveu inúmeros projetos com grupos de estudantes e ONGs como Women for Women International, The Sierra Club, The Swedish House of Form, Target and Riedel/Nachtmann.

“SEMINÁRIO INTERNACIONAL IDEA/BRASIL 2010 – CURITIBA”

Data: 02.12

Horário: das 17h às 19h

Local: Sala de Convenções do CIETEP

Endereço: Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico - Curitiba/PR

Inscrições gratuitas pelo e-mail camila.sobrinho@fiepr.org.br ou tel. 41 3271-7401, com Camila

Entrada: 1kg de alimento não perecível

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

17:00 – 17:05

Abertura – Joice Joppert Leal

17h05 – 17h50

Design e negócio – Stefanie Kubanek

17h50 – 18h35

Design no feminino – Yvonne Lin

18h35 – 18h50

Casos de sucesso: Senai + Design

18h50 – 19h10

Debate – talk show – Mediador - Joice Joppert Leal

SOBRE A OBJETO BRASIL

A entidade tem por missão estimular uma mobilização em prol do desenvolvimento do design brasileiro, promover o seu aperfeiçoamento técnico, estético e tecnológico de forma a agregar valor ao nosso produto, contribuindo para aumentar a competitividade e a sustentabilidade da nossa indústria no mercado globalizado.

A Objeto Brasil foi fundada tendo como primeiro grande desafio realizar ações voltadas para a comemoração dos 500 anos do Brasil, com o objetivo de resgatar e valorizar as tradições de nossa cultura material. Com essa visão organizou a exposição Brasil, 500 Anos de Design, instalada na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Parque da Luz, ambos na capital paulista – um vasto panorama de nosso artesanato, das artes e ofícios e das influências que vieram a dar origem ao design brasileiro contemporâneo.

A entidade vê o design como parte atuante na sustentabilidade econômica, social e ambiental do país, valorizando produtos e serviços de forma tangível e intangível, e dissemina conceitos de cidadania e promove o desenvolvimento através da geração de renda, trabalho e qualidade de vida.

Desde então, a Objeto Brasil promoveu exposições e participou de curadorias; articulou convênios com organizações públicas e privadas nacionais e internacionais; organizou cursos, seminários e oficinas, bem como ações de treinamentos e capacitação para profissionais de design e estudantes da área; elaborou publicações sobre o design brasileiro, entre outras ações. Empenhada na tarefa de abrir espaço para nosso design no exterior, promoveu exposições e seminários sobre o design brasileiro na Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Portugal e países escandinavos.

Atualmente, a Associação Objeto Brasil, juntamente com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimento (Apex-Brasil), organiza o Prêmio IDEA/Brasil. Essa premiação está integrada ao International Design Excellence Award (IDEA), o maior prêmio de design dos Estados Unidos e um dos maiores e mais prestigiados do mundo, realizado com a chancela da Industrial Design Society of America (IDSA).

www.objetobrasil.com.br





HERMAN MILLER ENTRA PARA O ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE GLOBAL NASDAQ



A Herman Miller, multinacional de mobiliário corporativo, foi inserida pelo Índice de Sustentabilidade Global NASDAQ na lista das 100 maiores empresas sustentáveis no mundo. Este Índice é capaz de selecionar e mapear as organizações privadas e seus departamentos a fim de definir sua qualidade e capacidade sustentável no mercado mundial. Nomeado como referência em ações empresariais, o NASDAQ define as organizações que lideram o ranking da sustentabilidade, e essas empresas devem apresentar relatórios periódicos sobre suas questões financeiras, sociais e ambientais.

Entre os métodos de análise, necessários para a aprovação do NASDAQ, a Herman Miller disponibilizou seus resultados atuais em controle de emissões de carbono, eficiencia energética, consumo de água, resíduos perigosos e não perigosos, segurança dos funcionários, diversidade, força de trabalho, composição de gestão e investimentos em comunidades.

Com a avaliação do CRD Analytics, empresa que fornece as análises de investimentos ao Índice NASDAQ, os investidores conseguem visualizar quantitativamente o ‘potencial sustentável’ de uma determinada corporação, afirma Michael Muyot Presidente e Fundador da CRD Analytics. "Estamos muito animados em incluir tantas marcas globais entre os verdadeiros líderes em relatórios de sustentabilidade e desempenho. Estamos vendo claramente o impulso quantitativo definido por meio da fé ambiental, social e da divulgação de governança corporativa", afirma.

Sobre a Herman Miller
A Herman Miller foi fundada em 1923 por D.J. De Pree em Michigan, EUA. É uma empresa de mobiliários que empenha-se em criar um mundo melhor ao seu redor— com design e serviços inventivos que realçam os lugares onde as pessoas trabalham, curam-se, aprendem e vivem, através de seu comprometimento com a responsabilidade social. Entre os produtos mais destacados da empresa estão a cadeira Aeron, um ícone reconhecido em todo o mundo que já fez parte do acervo do MoMa de Nova York e recebeu o prêmio Business Week como “Design da Década de 90”; as linhas Eames Aluminum Group and Soft Pad Chairs assinadas por Charles e Ray Eames; a cadeira Mirra assinada pela empresa de design alemã “Studio 7.5” e a cadeira Celle criada pelo designer Jerome Caruso. No ano fiscal de 2009, práticas empresariais inovadoras e o compromisso com a responsabilidade social estabeleceram a Herman Miller como uma empresa reconhecida em Nível Mundial. Em 2010, foi novamente citada pela FORTUNE como uma das "Mais Admiradas" em seu segmento e está entre as "100 Melhores Empresas para se trabalhar” nos Estados Unidos da América. Já a Fast Company citou a Herman Miller em 2010 em "Inovação All-Stars". Hoje, a Herman Miller está presente em mais de 100 países, inclusive no Brasil há mais de 50 anos.

http://tuktukmama.lojablindada.com/media/images/ideais.jpg

Lançamos nesta semana a Tuktuk Mamamuk, uma loja de brinquedos com um novo conceito.
Para fazer parte da Tuktuk Mamamuk, o brinquedo passa por uma seleção e deve obedecer alguns requisitos muito especiais.
Por isso temos 3 importantes mandamentos, e nossos brinquedos devem seguir um ou mais deles:

Na Tuktuk Mamamuk, os brinquedos devem FAZER BEM:

1. FAZER BEM ÀS CRIANÇAS - os brinquedos devem educar divertindo, ajudando no desenvolvimento e na auto-estima das crianças, ter qualidade comprovada e certificada, aliando ainda um design elaborado, pois as crianças também gostam do que é belo.

2. FAZER BEM AO PLANETA - os brinquedos devem ser produzidos com materiais recicláveis, ou provenientes do reaproveitamento de materiais. A utilização de tintas não poluentes e materias atóxicos é fundamental para garantir o equilibrio com o meio ambiente e a segurança das crianças.

3. FAZER BEM ÀS PESSOAS - produtos socialmente responsáveis, que sejam fonte de renda de comunidades carentes, ou que gerem benefícios para as mesmas. É a brincadeira que ajuda a todos.

Por isso, você irá perceber que alguns brinquedos não fazem parte da Tuktuk Mamamuk. Por nossa escolha não trabalhamos com brinquedos que tragam referência à violência, brinquedos licenciados (aqueles que se referem a um personagem conhecido) ou brinquedos de qualidade duvidosa.
Você encontrará aqui brinquedos de qualidade, que contribuem para o desenvolvimento saudável de nossas crianças.

Visite nosso site em www.tuktuk.com.br e veja os nossos brinquedos!