segunda-feira, 4 de abril de 2011

File com cebola roxa flambada


Depois de um final de semana em família, onde muito se come, essa semana tenho que ser mais severo.

Comecei ontem a noite com um creme de abóbora Cabochan. Hoje por conta do trabalho fiz um lanche natural na hora do almoço, banana no lanche e jantar de carne sobre uma base de xicória.



A carne (filé mignon) foi temperada com alho, sal e um pouco de mostarda "au noix".
Freitei em uma frigideira em fogo alto, com um pouco de manteiga, bem pouco mesmo, só para dar um aroma.
Depois de frito tirei os bifes e acrescentei uma cebola roxa na frigideira, ainda quente, dois dedos de whisky (era o que tinha em casa, mas pode ser cachaça, conhaque, enfim, uma  bebida forte e quente) e flambei. Quando o álcool evaporou eu acrescentei duas colheres de sobremesa de açúcar mascavo e duas colheres de sopa de acetato balsâmico. Deixei fervendo até o cheiro ácido sumir (essa é a redução do balsâmico de maneira simplificada), acrescentei uma pitada de sal e coloquei sobre os bifes, que temperou também a minha xicória.
O paladar ficou muito bom. A mistura de sabores se fez presente pelo amargo da xicória com uma pitada do picante da mostarda do bife e um leve adocidado do molho de cebola. 
Como as cebolas foram flambadas elas ficaram bem crocantes e saborosas.



Agora que estou sem fumar, comecei a sentir o paladar e o aroma das comidas de maneira mais apurada. Um pequeno toque já faz grande diferença.


Beijos a todos e boa semana.

Mario Mantovanni
Produtor Fotográfico
11 82619085
@mariomantovanni
www.flickr.com/photos/portfoliomariomantovanni
armariodomarioo.blogspot.com