segunda-feira, 17 de janeiro de 2011



FGMF PARTICIPA DO ‘SEMINÁRIO CIDADES VERDES’ A CONVITE DO ‘INSTITUTO ONDAZUL’


O Seminário ‘Cidades Verdes’ acontece nos dias 27 e 28 de janeiro, no Rio de Janeiro, e reúne importantes nomes em discussão sobre a atuação da arquitetura na construção e reformulação das metrópoles em um cenário sustentável

De 27 a 28 de janeiro de 2011 acontece no Auditório da FIRJAN, no Rio de Janeiro, o ‘Seminário Cidades Verdes’. Entre os convidados para o seminário estão Lourenço Gimenes, sócio do escritório paulista de arquitetura Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz (FGMF); Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; Sérgio Dias, Secretário Municipal de Urbanismo do Rio de Janeiro, e Augusto Ivan de Freitas Pinheiro, ex-secretário de urbanismo do Rio de Janeiro.

Organizado pela Fundação OndAzul, serão discutidos no Seminário assuntos como o ‘Urbanismo e a Arquitetura Verde’, ‘A Revolução na Mobilidade Urbana’, ‘As Cidades e o Clima: O Grande Quadro’ e ‘A Energia Solar no Novo Contexto Urbano’. Segundo a Fundação OndAzul, o evento tem como principal objetivo debater a atuação da arquitetura como peça fundamental na construção e reformulação das metrópoles em um cenário sustentável.

O FGMF é reconhecido por sua arquitetura inovadora, desenvolvida dentro de conceitos de eficiência e sustentabilidade. Lourenço discorrerá sobre aspectos da arquitetura verde e os novos paradigmas projetuais que devem se tornar fundamentais para o desenvolvimento de edifícios e cidades verdadeiramente ‘inteligentes’ do ponto de vista ambiental, social e econômico.

FGMF
Localizado em São Paulo, na Vila Madalena, o escritório do trio Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz foi fundado há 11 anos e, em 2009, pela primeira vez a revista britânica Wallpaper*, considerada a principal publicação mundial da área de tendências e design, destacou o FGMF no Architects Directory anual. O diretório trouxe a relação dos 30 jovens escritórios de arquitetura considerados pela Wallpaper* como os mais promissores e vanguardistas do mundo. No Brasil, já ganharam diversos prêmios em projetos que vão desde residenciais e institucionais a urbanismo, de instituições renomadas como Instituto de Arquitetos do Brasil e ABCEM (Associação Brasileira da Construção Metálica), Prefeitura de São Paulo, entre outros.  Internacionalmente, tiveram seus projetos publicados em países como Alemanha, China, Itália, India, Coréia e Espanha, e foram selecionados para a final do Living Steel de 2008, na Finlândia, onde receberam o architect’s prize de urbanismo. Em 2009, representaram o Brasil na 1ª Bienal de Arquitetura Latino-Americana, realizada em Pamplona, e venceram, na 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo o segundo prêmio de Melhor Projeto Concluído. www.fgmf.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário