terça-feira, 19 de outubro de 2010

HMI_YB_SAYL_group_shot_red_clear.jpg

HERMAN MILLER LANÇA SAYL CHAIRS, FAMÍLIA DE CADEIRAS ASSINADAS PELO DESIGNER YVES BÉHAR

Inspiradas na ponte Golden Gate, de São Francisco, a nova linha oferece diversas opções de modelos e cores

Em outubro, a multinacional de mobiliário corporativo, Herman Miller, apresenta ao mercado uma nova família de cadeiras para escritório e home - office: a SAYL Chairs. Desenhada pelo renomado designer Yves Béhar, a convicção de que “é da natureza humana buscar por uma vida sem limitações” guiou Yves e a equipe da Herman Miller no desenvolvimento desta nova linha: “As pessoas querem ir além das expectativas. Querem aquele mesmo espírito livre nos objetos que elas usam e como elas os sentem”, afirma Béhar.

Chegar à SAYL foi um processo de pesquisa e interação, que Béhar descreve como "desenhar, construir, quebrar e repetir até você atingir algo único”. Colaborador regular da Herman Miller, Béhar é conhecido por lidar com grandes desafios e por impulsionar os limites da tecnologia e do design de maneira econômica. Segundo Jack Schreur, vice-presidente dos Assentos da Herman Miller, com a família SAYL Béhar chegou a um destino que é tanto esperado como surpreendente: "Para tentar, e resistir às citações de Eames, 'o melhor para a maioria e para a minoria'”.

O mais surpreendente é o quanto acessível a Herman Miller tornou a SAYL. Oferece diversas opções de modelos, características e cores. São opções que tornam a SAYL versátil, e que fazem com que ela satisfaça igualmente as necessidades de espaços residenciais e comerciais de grande escala.

No quesito sustentabilidade, a Herman Miller mais uma vez mostra porque é referência. O processo de eliminação da SAYL reduz o impacto sobre a Terra. O fato de a produção das cadeiras ser feita em três continentes diminui a distância entre a fábrica e o comprador. Cadeiras prontas para serem montadas sem o uso de ferramentas em caixas de tamanho médio que reduzem os resíduos. O design da cadeira também segue o amplo protocolo de ‘Design e Desenvolvimento’ da Herman Miller, com base nos princípios de química material, design para desmontagem e reciclabilidade. Isso assegura que os mínimos materiais usados na fabricação da SAYL sejam sustentáveis.

Com a SAYL é possível obter tudo o que se espera da Herman Miller: cadeiras ergonômicas saudáveis, avanços de material, desempenho, garantia abrangente de 12 anos e, claro, responsabilidade ambiental.

Ponte Suspensa como Inspiração

Béhar iniciou a busca pela SAYL com a seguinte pergunta: os mesmos princípios que são utilizados para suspender uma ponte sobre a água podem ser aplicados a uma cadeira? Com esta reflexão, e após observar da janela de sua casa, em São Francisco, a ponte Golden Gate (EUA), mostrou que seu objetivo foi habilitar um senso de liberdade sem precedentes para o modelo em um design que entrega mais conforto com o mínimo de materiais.

A princípio, uma decisão radical foi feita para aproximar o processo de design ao considerar o que poderia ser retirado do design para permitir que ele fizesse mais. Esta abordagem eco-desmaterializada™ buscou remover qualquer coisa que não fosse necessária enquanto ainda entregava um alto nível de desempenho e estética. "Nós observamos como as pessoas sentam e trabalham. Fizemos mais de mil desenhos, construímos mais de 70 protótipos e reexaminamos tudo, da construção de encosto aos botões menores”, explica Béhar.

Ao final, o empenho recompensou. Ao repensar cada parte da cadeira, designer e equipe de desenvolvimento criaram uma cadeira mais elegante e melhor, que determina um novo ponto de referência na sua categoria para desempenho, qualidade e aparência.

HMI_YB_SAYL_front_clear-grey.jpg

Bem-Estar com Design Inteligente

Por isso, um elemento importante para se alcançar este novo ponto de referência está no fato de a SAYL contar com o primeiro encosto de suspensão completo que é, literalmente, sem armação. Isto inclui modelos de convidados e de serviços, oferecidos pela inovação da assinatura do encosto de suspensão da 3D Intelligent™, bem como o estofado. Não possui extremidades duras, é livre de armação exterior rígida e o encosto suspende e apóia quase como os princípios de uma ponte suspensa.

Graus diferentes de tensão são infundidos diretamente no material proprietário do encosto moldado por injeção, fornecendo apoio para a espinha dorsal, lombar e para o osso sacro combinado com os "pontos de articulação" localizados em pontos estratégicos, dando um apoio que é semelhante à inovação PostureFit® da Herman Miller para a cadeira Aeron®. Esta inteligência de três dimensões permite que a cadeira se adapte às formas e movimentos das pessoas, dando suporte adequado ao mesmo tempo.

De acordo com Bill Dowell, Ergonomista Corporativo da Herman Miller, o encosto da SAYL apóia a área de transição do tórax à lombar e novamente entre o tórax e o sacro. A área no meio pode flexionar e se adaptar a cada espinha individual. O encosto de suspensão 3D Intelligent™ e um mecanismo semelhante sob o estofamento no encosto de espuma da cadeira garante que o apoio esteja lá. Duas invenções o tornam possível no encosto de suspensão da cadeira. A base do assento ArcSpan™ fixa o material de suspensão na parte de baixo do encosto da cadeira e acontece independente da base e do mecanismo de inclinação. No topo da cadeira, a estrutura Y-Tower™ suspende o material do encosto.

A SAYL oferece opções para modelos, características e cores que permitem às pessoas expressarem seus gostos pessoais. Um grande número de opções para adaptação permite que a versátil e coordenada família SAYL satisfaça igualmente as necessidades de espaços residenciais e comerciais de grande escala.

Sustentabilidade

O processo de eliminação teve outro efeito benéfico: reduzir o impacto sobre a Terra. A abordagem Eco-Desmaterializada™ de Béhar usa menos materiais de maneiras engenhosas. A produção das cadeiras nos três continentes diminui a distância entre a fábrica e o comprador. Cadeiras prontas para serem montadas sem o uso de ferramentas em caixas de tamanho médio que reduzem os resíduos. O design da cadeira também segue o amplo protocolo de Design e Desenvolvimento da Herman Miller, com base nos princípios de química material, design para desmontagem e reciclabilidade. Isso assegura que os mínimos materiais usados na fabricação da SAYL sejam sustentáveis. Como conseqüência, a SAYL é direcionada ao alcance das certificações ‘Berço ao Berço de Prata’, da MBDC, BIFMA nível 2 e GREENGUARD.

HMI_YB_SAYL_Adj_Knob.jpg HMI_YB_SAYL_Chair Detail - Tilt + Height.jpg

HMI_YB_SAYL_side_clear-red-polished.jpg

Parceria para o Desenvolvimento

Don Goeman, vice-presidente Executivo de Pesquisa, Design e Desenvolvimento da Herman Miller descreve os envolvidos na criação da SAYL como "parceiros adaptáveis", que direcionam o design na Herman Miller. Segundo ele, tem sido o caso por décadas. "O que iniciou com Gilbert Rohde e depois com George Nelson e Charles Eames e Alexander Girard abriu caminho para Bob Propst, Jack Kelley, Bill Stumpf e Don Chadwick. Agora temos uma nova equipe, e Yves está entre eles. Eles sabem realmente quem é a Herman Miller. Eles têm uma percepção sobre a nossa história e sobre a nossa visão de design", fala.

Um relacionamento de longa duração com designers individuais – todos diferentes uns dos outros, cada um com um ponto de vista distinto – é construído no diálogo. Este foi, certamente, o caso da cadeira SAYL. A conversação contínua com a equipe de desenvolvimento interno da Herman Miller ajudou Béhar no que se tornou literalmente o processo e eliminação. Trabalhando juntos, foram capazes de retirar qualquer material desnecessário, assegurando, ao mesmo tempo, que a cadeira ofereça o apoio correto a um preço modesto.

Preço Sugerido: a partir de U$ 1200,00

Onde encontrar:

Herman Miller

SAC: (11) 3729-9555

www.hermanmiller.com.br


Sobre a Herman Miller

A Herman Miller foi fundada em 1923 por D.J. De Pree em Michigan, EUA. É uma empresa de mobiliários que empenha-se em criar um mundo melhor ao seu redor— com design e serviços inventivos que realçam os lugares onde as pessoas trabalham, curam-se, aprendem e vivem, através de seu comprometimento com a responsabilidade social. Entre os produtos mais destacados da empresa estão a cadeira Aeron, um ícone reconhecido em todo o mundo que já fez parte do acervo do MoMa de Nova York e recebeu o prêmio Business Week como “Design da Década de 90”; as linhas Eames Aluminum Group and Soft Pad Chairs assinadas por Charles e Ray Eames; a cadeira Mirra assinada pela empresa de design alemã “Studio 7.5” e a cadeira Celle criada pelo designer Jerome Caruso. No ano fiscal de 2009, práticas empresariais inovadoras e o compromisso com a responsabilidade social estabeleceram a Herman Miller como uma empresa reconhecida em Nível Mundial. Em 2010, foi novamente citada pela FORTUNE como uma das "Mais Admiradas" em seu segmento e está entre as "100 Melhores Empresas para se trabalhar” nos Estados Unidos da América. Já a Fast Company citou a Herman Miller em 2010 em "Inovação All-Stars". Hoje, a Herman Miller está presente em mais de 100 países, inclusive no Brasil há mais de 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário