quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Personal Coaching - por Jaime Leme

PERSONAL COACHING

O QUE É ISSO?

Após o término de mais um curso e de alguns atendimentos consolidados, dou prosseguimento as minhas atividades de personal coaching e me coloco a disposição na busca de novos desafios. Passada a fase inicial, além do aprendizado, ficou claro a necessidade de alguns esclarecimentos sobre a abrangência do trabalho, dos métodos aplicados e principalmente a explicação de como efetivamente posso ajudar os interessados a atingirem suas metas.

Um personal coaching atua como um parceiro, um inter locutor privilegiado que, através de técnicas comportamentais, sensibilidade e foco nas questões apresentadas, consegue abrir portas, visualizar caminhos e alternativas que o cliente não consegue enxergar sozinho. Aliás, “enxergar”, talvez seja a palavra chave desse processo.

No trabalho de coaching a relação vai acontecendo de forma descontraída e confortável para ambos os lados, sem regras ou restrições, não tendo nenhuma identificação com os métodos terapêuticos, mesmo porque o coaching não aprofunda, apenas encaminha ao profissional que fará o trabalho mais direcionado.

E o que sustenta e estabelece esta relação de confiança é o respeito, a sensibilidade e o foco total em quem esta se expondo e procurando um caminho que invariavelmente parece ser longo e sinuoso, sem que isso absolutamente seja verdadeiro.

Para iniciar o trabalho, são necessários alguns encontros que podem ser feitos em casa, restaurantes, parques, escritórios e, por princípio, não podem se estender por muito tempo, até porque um personal coaching funciona como um facilitador entre vontade/necessidade do cliente e a forma mais adequada para a realização. Passados esse tempo inicial, o coaching levanta possibilidades e entra em contato com o profissional especializado que vai dar continuidade ao trabalho com o cliente visando alcançar o que interiormente buscava, seja ele um terapeuta, cirurgião plástico, Red Hunter, agente de viagens, arquiteto, advogado, etc...

....então eu te olharei com os teus olhos (Moreno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário